BlogBlogs.Com.Br

Como escolher um bom fone de ouvido

4 de dezembro de 2008

Olá nerds desafortunados (esse bordão está muito ruim, preciso mudar)!!!

Desde pequeno eu fui louco por música, em especial o Rock'n'Roll e conforme o tempo passava e eu descobria mais bandas e estilos procurei algum jeito de tornar minha experiência com áudio cada vez melhor. Foi aí que certa vez decidi desembolsar um montante de minha miserável receita para comprar um foninho da Maxell na época... muito ruim pra ser um profissional, mas bom o suficiente pra atender um carinha que ouvia música num walkman.
O post de hoje tem o objetivo de fazer os leitores amantes de música descobrirem o valor de um bom fone, como escolhê-los e quais os melhores modelos para os diversos patamares de experiência de áudio que você deseja.

Especificações a observar
Na hora de comprar um fone independente do modelo (falaremos disso mais tarde) você precisa ver se suas especificações são boas. Observe esses valores que você escolherá um bom fone

Frequência: é a faixa de ondas que nosso ouvido pode captar. Nosso ouvido capta sons de 20hz até 20.000hz, portanto fones bons abrangem uma média de 20.000 a 22.0000hz. É padrão.

Sensibilidade:
Isso sim é um ponto importante a observar. Entenda sensisbilidade a capacidade de um fone ter volume alto sem chiar. Quanto mais decibéis, mais alto você ouve sem prejudicar o som. Um fone bom tem cerca de 110db ou mais.


Impedância: Também um dado importante. É a potência do seu fone, é importante pra quem usa o fone com amplificadores ou dispositivos com alta potência de som. Para obter a qualidade perfeita deve-se casar a impedância do fone com a do dispositivo. Geralmente os valores de impedância giram em torno dos 32 ohms.


Núcleo:
Você já viu que cada alto falante seja fone ou uma caixa de som, tem um imã. Pois bem, esse imã é o maior responsável pela qualidade do seu fone. Quanto mais raro o magneto presente, mais perfeito o som sairá. Fones bons tem pelo menos um núcleo de neodímio (magneto raro na natureza). Poucos fabricantes indicam o material o imã, procure saber!!!

Driver: É um dado novo, mas é uma tendência a ser observada no futuro. Fones estéreos normais tem apenas um driver, responsável pelos graves e agudos. Ultimamente foi desenvolvida a tecnologia multi-driver, onde são colocados 2 drivers dentro na caixa de 1 foninho, um driver para graves, outro para agudos (ex. Fone inear da Apple). Isso garante uma qualidade MUITO perfeita. Em decorrência disso temos fones hoje com 5 drivers resultando um som 5.1 direto no seu ouvido (Zallman 5.1) . Pena que são muito caros ainda.

Fones EarBud
Vamos começar num âmbito de usuários iniciantes. Esses fones, por mais sofisticados que pareçam por melhores matérias-primas que tenham são fones ruins. Ponto.
Não isolam som, por isso você tem que aumentar demais o volume para ouvir, o que é como um tiro no peito da música e prejudica muito seu ouvido podendo causar surdez a longo prazo. Além disso, a acústica desses fones não permitem uma boa reprodução de sons graves.
Se você insiste nele, procure os de marcas boas com qualidade.
Dica: fones que venham com aparelhos bons, são bons. A empresa não iria por o produto a perder com fones ruins (ex. Sony-Ericsson, Apple, Hp)


Fones DJ
O nome correto é supra-auricular e esse tipo é muito muito confortável. Feito para ser usado por horas a fio, é o preferido por Djs, gamers e é bom pra ouvir um jazz na poltrona. Tem uma das maiores vantagens de um bom fone, a redução do ruido externo e sua acústica proporciona um grave filhadaputamente foda. A parte ruim desse fone é a falta de portabilidade, impossível sair com um fone desses nas ruas.
Dica: Caso for comprar, peça para experimentar o fone, ele deve englobar a sua orelha. Marcas? Philips oferece o melhor custo-benefício, mas as profissionais como AKG e Soundking são perfeitas.


Fones intra-auriculares
Abra sua mente e prepare-se para um orgasmo sonoro! Esse tipo de fone consegue unir a portabilidade dos earbuds, o conforto dos supra-auriculares e uma qualidade kickass que é impossível de se alcançar com qualquer outro tipo de fone.
Esses fones tapam completamente seu canal auditivo e chegam a eliminar 95% do ruído externo. Os fones de qualidade vem com pontas de tamanhos variados para diferentes orelhas e são estranhos no começo, mas muito fáceis de se acostumar.

Chamados também de in-earbuds esses fones geralmente tem graves espetaculares e agudos sem nenhum ruído. Acredite, se usar
um desses você vai querer baixar todas as músicas em 320kbps. Meu album do Arctic Monkeys no ipod me deixa ouvir cada grunhido da guitarra e cada 'slap' do baixo. É algo como estar dentro no estúdio na hora da gravação.
Artistas profissionais usam esses fones para retorno de audio em shows pelo isolamento e qualidade, mas há um ponto fraco nesses fones: o preço.

Quer qualidade? Pague caro. Fones assim requerem muita tecnologia pois só o fato de ir direto no seu tímpano requer que se tenha um som limpo para não ferrar com você, requer qualidade pois você sente cada batida.
Ao contrário do que a maioria pensa, esses fones são MUITO POUCO nocivos ao ouvido (menos até que os supra auriculares) por como você tem um isolamento do ruido externo, você pode ouvir a música num volume muito mais baixo.
Dica: Se você quer um desses é porque quer pagar caro. Sendo assim só tente algo como Shure, Koss, AudioTechnica ou Seinheiser. Philips e Panasonic oferecem um fone razoável mas tente evitar ou tente comprá-los para judiar mesmo como correr ou dormir

Extras
- Dizem que o diafragma do fone fica mais flexível conforme vai se ouvindo. Enfim, alguns fones vão se 'amaciando'. Mas acho que é lenda. Tenho fones que ficaram ruins com o passar do tempo.

- Evite pelo amor a Darth Vader comprar fones de camelô. Soneca, Coby, Clone, Penesamig ou qualquer outra droga. Não presta, não presta, não presta.

- E já adianto uma coisa que com certeza vai acontecer com muitos leitores: vocês sairão daqui loucos para ver análise de fones e notarão que o Koss The Plug é ÓTIMO. Sim, ele é barato (60 reais) e tem um isolamento e um áudio muito bom, mas o grave dele é como tomar um coice no ouvido. Muito forte. No começo é bom mas enjoa, eu recomendo calibrar seu mp3 com uma aumento de agudos ao utilizar esse fone. Aí sim... é uma boooa pedida ; )

Se você for um novato e precisar de dicas ou quer mandar sua opinião sobre os fones comente ou mande e-mail para nerdpobre@hotmail.com

43 comentários:

Ana C. Nemes disse...

To bem feliz com meu fone phillips de 10zão.

Anônimo disse...

Só esta viciado em fones acim pois comprou um Philips graças a minha indicação!
Após ouvir o meu fone comprou um igaul!
ehauheauhea
Mais sigam as instruções que ele disse pois cada palavra é verdade.
Economizem o quanto for necessario, mais comprem um fone bom.
Philips 2500 é uma boa!
Abraços

teste disse...

Pff.. o philips que ele indicou foi apenas o último fone que eu comprei.

Anônimo disse...

To bem feliz com meu fone phillips de 10zão [2]

:p

Anônimo disse...

Purra, sempre quis uma analise assim de Fones :D

pergunta:
pq vc atualiza o N&P sempre 1 dia dps de eu atualiza o meu site?

heuahsuheuashehausheahs

До Свидания друг

Miguel disse...

Curti, sempre cacei um review assim, até um certo tempo tive um ath ck32 que era paixão total, mas o cachorro mordeu todo =// e pagar 120 ronaldos, num fone de novo acho que não iria me sentir mt bem, acho que vou comprar esse koss msm. Acha que é tão bom ou melhor que o ck32??

Anônimo disse...

Kkkk e eu achando que era o unico nerd, pobre que odeia tibia no mundo huahauhauhauahua.


PS: Meu fone de ouvido queimou ontem, salvou-me de comprar uma merd#$@#@#.... tks.


PS2: Eu tenho o um anel, agora quero o do lanterna verde e virar o Nerd Master huahauhauhauhauhauhau

teste disse...

@Criticore essa é uma boa pergunta! é geralmente com um ck32 ou com um theplug que o pessoal começa. Mas ainda assim recomendo o The Plug cara. A koss te dá garantia infinita (é sério isso). O único contra é que as espuminhas são meio anti-higiênicas, mas assumo que só vc vá usá-las certo? Aqui tem uma comparação justamente dos 2 fones que vc tá em dúvida ;)
http://olhometro.com/tag/ath-ck-32/

@Índice tíbia é a unha encravada do protozoário do rato do esgoto... é terrível. Quanto ao anel: VC COMPROU ONDE CARA??? *_*

Anônimo disse...

Desculpe amigo mas a frequência que o ouvido humano pode escutar é de 20Hz até 20.000Hz.

teste disse...

@Anônimo: nossa! valeu pela pedrada! devidamente corrigido. =D

Anônimo disse...

To bem feliz com meu fone Phillips de 10zão [3], só não isola muito o ruído externo, mas também sou um Nerd Pobre® ... Até tenho $$$ prá comprar um DJ de qualidade, mas como eu tenho uma patcha de uma orelhona, teria que ser aquele do Gavião Bueno do Casseta e Planeta, não fico confortável com um que pegue na orelha, começa a ficar dolorido prá cacete...
OBS: Ô Nerd Pobre, o negócio dos 20 Hz ainda tá 20.000...

braun1928 disse...

Gostei das dicas. Tenho um AudioTechnica CK-7, e adoro ele. Ainda mais pagando 240 reais. Só comprei porque na época não tinha como pegar algo melhor ($$).

Sobre o amaciamento, sim, existe, e é verdade. Não só com fones, mas caixas de som, amplificadores, cabos, players... Comprei um par de B&W 703, lá foram 200 horas de queima. A diferença é muito grande ;)

Anônimo disse...

deja-vu http://www.gebh.net/oprimo

Theo disse...

aaaaaaa cidao cria tipo
e fone de ouvido eh para os fracos

teste disse...

fone de ouvido é para os fracos? como assim theoooodoooroo!?!?!?
é o supra sumo da música e não é o calipso!!

Yuumei Senshi disse...

Uhuu!!

Tópicos úteis nessa bagaça huauhauhauhauha

Valeu mesmo, ajudou bastante isso. Preciso comprar um logo, o meu só ta pegando 1 ouvido

Anônimo disse...

Muito boas as dicas!!
Acabei de comprar um Creative EP-630 ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88978354-fone-de-ouvido-original-creative-ep-630-mp3-mp4-ipod-_JM ) e achei muito bom! Mas não chega a ser tão bom quanto meu bom e velho (tenho ele já faz mais de 5 anos) SONY MDR-WO8L! http://www.amazon.co.uk/Sony-MDRW08L-CE7-MDR-W08L-Headphones/dp/B00005QBUK
Ainda não achei outro que seja melhor (na faixa dos 50R$)!!

E quanto ao diámetro do driver??
Olha esse SONY MDR-EX85SL:
http://www.ecat.sony.co.jp/products/picture/MDR-EX85SL.jpg
http://www.ecat.sony.co.jp/products/picture/MDR-EX85SL_001.jpg
Será que o som com esse driver de 13,5mm fica realmente melhor do que com o driver de 9mm?

Até! Flavio.

Anônimo disse...

Muito bom post! Tenho fones EarBud e realmente são horríveis. Às vezes no ônibus mal dá para escutar alguma coisa mesmo no volume máximo.
Não conhecia os fones intra-auriculares, fiquei interessado. Só espero que não sejam muito caros.

teste disse...

@Anonimo (ou flávio?) Ouvi muito bem do creative, tenho um amigo que comprou e falou muito bem. Quanto a sony, ela era fabricande do considerado melhor fone da história nos anos 90, acho que era o mdrEX90LP, mas pararam de fabricar.
Sobre o diametro, acho que não influencia tanto. O fabricande vai unir o diametro ao tamanho da caixa do fone para dar a melhor acústica. O tamanho por si só, eu duvido que influencie


@Guilherme: nem é caro não. Bom, depende do que você acha caro, mas por no máximo 60 reais você encontrará um fone de boa qualiadde. Mas já aviso, depois do primeiro não tem mais volta. você vai comprar cada vez fones melhores

Anônimo disse...

Olá!

Pelo que vi, me pareceu que esse SONY mdrEX90LP é bem parecido com o MDR-EX85SL que eu falei. Pelo que eu li em algum lugar, com o diámetro maior a qualidade do som melhora. Mas olhando a imagem ( http://www.ecat.sony.co.jp/products/picture/MDR-EX85SL_001.jpg ), minha dúvida é se o som não perderia qualidade ao ser direcionado para aquela parte menor, que é a que realmente entra no ouvido.

Mudei de opinião sobre o Creative EP-630! Estou achando ele muito bom (se bem que ainda tenho que me acostumar melhor com ele no ouvido, mas estou achando ótimo!). Até já estou achando ele melhor do que o meu velho SONY.
O que você falou sobre o Koss The Plug se aplica a ele também. Os graves são um coice no ouvido!! Além disso, o som nele sai num volume ainda mais alto do que no meu SONY! E o isolamento acústico também é muito bom. Foram 40 R$ muito bem aplicados! Eu só achei ruim que o plug dele não é em formato L, que acho mais forte, mas isso vai no gosto de cada um.

Pra quem não quiser aplicar tanto, achei na semana passada, num mercado BIG da região metropolitana de Porto Alegre um jWIN JH-EV12 que é um clone do meu SONY, por 13 R$!!! Não resisti e comprei. E aprovei! A qualidade do som é bastante semelhante ao meu SONY e ficam até melhor encaixados no ouvido do que o SONY, se bem a qualidade do material plástico não achei tão bom quanto o do SONY. Mas o cabo é de 1,2m enquanto que o do SONY é de 0,8m. Achei tão bom, que comprei mais 3, só pra garantir meu estoque!
Olha ele aí:
http://www.jwin.com/sites/prodDetail.asp?pageID=productDetail&productName=JH-EV12&categoryName=Accessories&subcategoryName=Headphones&Pidx=78&cateL=39&cat_P=6&cat_cidx=39

Concordo plenamente com você! "Mas já aviso, depois do primeiro não tem mais volta. você vai comprar cada vez fones melhores".
Nos últimos 6 meses, passei por vários fones intra-auriculares como o Creative:
comecei com um de cameló, que gostei bastante, mas eu queria com cabo de 1,2m (meu micro fica no chão).
Depois comprei um COBY CV-E91 ( http://www.digimer.com.br/handler.php?module=site&action=view&cod=3843#1 ), mas não gostei muito. Achei o som muito abafado.
Depois comprei um jWIN JB-EP23 ( http://www.jwin.com/sites/prodDetail.asp?pageID=productDetail&productName=JB-EP23&categoryName=Accessories&subcategoryName=Headphones&Pidx=81&cateL=39&cat_P=6&cat_cidx=39 ). Achei eles muito comfortáveis no ouvido, mas não gostei da qualidade do som...
Depois veio um Maxell NB-HB-210 ( http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=2033049&linha=ET&Setor=EAFO ou http://www.digimer.com.br/handler.php?module=site&action=view&cod=3843#produto:5814 ). Os graves dele também são um coice! Mas são muito largos pro meu ouvido.

No fim, minha recomendação fica com o SONY, seu meio-irmão jWIN JH-EV12 e o Creative EP-630.
Se eu tivesse juntado toda a grana que eu já gastei, já poderia ter comprado um fone de ouvido topo-de-linha. Mas acho que ouvido é que nem paladar: a gente vai refinando aos poucos, com o tempo.
Por isso, já me acalmei e não vou comprar mais nenhum por enquanto. Mas quando for comprar, vai ser um desses topo-de-linha. Quem sabe um SHURE ( http://www.gebh.net/oprimo/2007/01/fo-shure )!!

Garnizé disse...

Se escutar musica com volume alto com fone intra-auricular, fica mais surdo que minha tia Amélia.

Garnizé disse...

Se escutar musica com volume alto com fone intra-auricular, fica mais surdo que minha tia Amélia.

҉ Thiago Biohazard ҉ disse...

Tem gente que nunca vai entender em comprar um fone bom ou comparar com um de 10zao...

to com um razer protonem250 mt bom mesmo.. recomendo.. tb um koss the plug e um sony mdr-ex-85 todos menos de 130 reais..

Anônimo disse...

O veiuhhh tudo bem...li seu post sobre fones, foi muito esclarecedor... to numa duvida tremenda nessa questao de fones de ouvido curto som pesado... jah viu neh muito baixo e muita bateria li muito sobre isso e comprei o snh2500 da philips de 100 pau achei q tinha comprado um fone otimo, realmente eh muito bom mais não durou nem um ano. E alem disso preciso de um fone fudido principalmente para corrida e pedal, e esse ficava caindo assim q eu começcava a suar. Comprei entao um com gancho da philips tambem mais não encaichava dentro do ouvido e tambem ficava caindo e pra piorar tambem parou de funcionar em menos de um ano, fiquei fudido de raiva gastei uma grana e nada.... li alguns foruns q o pessoal reclamava desse koss qvc sugeriu falando da espuma q tinha q ser de silicone mais era uma espeuma mesmo q abafa o som... achei interessante ele, sera q da pra usar na corrida ? e essa historia da espuma ? outra duvida meu amigo, vc conhece o shs8000 da philips achei interessante pois tem o ganho e eh intra-auricular, soh q estou com medo por ser da philips... me ajude por favor me de sua opiniao...

Valeu...

Um abraço...

CLAYTON SODRE...

teste disse...

@Anônimo/Clayton
Cara, os philips são fones medianos, tanto em qualidade de produto como de som. São pra ouvintes que não se contentam com o coby desconfortável do MP12 deles mas não gastam horroes com um fone bom pra usar nesse MP12 de merda. O koss é bom para alternativo e dance/eletro/hip hip, pois preza os graves. Seria ótimo pra um Arctic Monkeys pois valoriza MUITO o baixo. Agora pra metal teria que ser algo equilibrado. Se gosta do agudo de guitarra o apple in ear é genial. Se você busca algo mais profissional e vai ouvir em casa, compre um Koss PortaPro, mas ele é feio pra caralho, porém um dos mais confortáveis que existe.
Sobre o the plug, ou você ama, ou odeia. A espuma não incomoda, posso te garantir, mas a reclamacão principal é que os graves são muito fortes e uma espuma menos densa daria uma ressonancia melhor talvez. Na dúvida, compre. Não é tão caro ;D

@Thiago Nunca usei um razor, mas a nação dos gamers o ama, deve ser bom... se usá-lo um dia posto uma review aqui =)

@Garnizé, depende cara. O intra auricular abafa sons externos. O que significa que se ouvir na rua com ônibus e trafego, você não precisa aumentar o volume como faria num fone normal. E ouvir no volume alto ou baixo é uma questão de cultura.

@Flavio , cara, to fazendo uma tese de mestrado pra responder seu post. só preciso terminar de ler ele e já começo.

Anônimo disse...

[url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx/][img]http://i048.radikal.ru/0910/57/9a759e833d4a.jpg[/img][/url]

10602 movies of premium DVD quality

We hold thousands of the hottest movies you've been waiting to watch! And they're second nearby in Hi-Def!
These movies are playable on most viewing devices including iPod, PDA (HandHelds), PC, DVD & DivX players.
There are definitely no limits. Download as much as you require with incredibly weighty speeds. No additional software is required!
Only click on a tie, download a flick picture show and watch it on your favorite player.

[size=4][url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx]Sign Up[/url] today and forget about buying or renting DVDs offline. [/size]


[url=http://movies.aoaoaxxx.ru/][img]http://s43.radikal.ru/i102/0910/9e/0ff505c137e0.jpg[/img][/url]





























[url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx][b]TOP 40 BEST Movies:[/b][/url]
Necessary Evil
Sometimes They Come Back
Helter Skelter
Princess Lillifee
Candy Snatchers, The
Memphis Belle
Cinderella II: Dreams Come True
Proof of Life
Last of the Dogmen
Cellular
Airplane II: The Sequel
Cyclops
Cyborg
Police Academy 3: Back in Training
Life Is Beautiful
Jigsaw
Rush
Beowulf & Grendel
Prestige, The
Rocky Balboa
Autopsy
Hide and Seek
Demonsamongus
Green Eyed Monster
Red Doors
Home on the Range
Die Hard: With a Vengeance
Lost Empire, The
Inkheart
Good, the Bad and the Ugly, The


[url=https://www.nbhope.org/members/artemijstepiki.aspx]Look, Up in the Sky: The Amazing Story of Superman [/url]
[url=http://james-e-morris.com/csjem/members/evgenijkrivoshe.aspx]Memphis Belle [/url]
[url=http://skinnerfamily.biz/members/kassianshelkovi.aspx]Others, The [/url]
[url=http://james-e-morris.com/csjem/members/evgenijkrivoshe.aspx]Battlestar Galactica: Razor [/url]
[url=http://community.v2home.co.uk/members/rashidaashukin65.aspx]Big Hit, The [/url]
[url=http://navaly.org/members/klimperehodov7.aspx]Devil's Own, The [/url]
[url=http://airlinemanpower.com/communityserver/members/rustamsavastee.aspx]Mask of Zorro, The [/url]
[url=http://exchange.si/members/antonmushketov4.aspx]Skinwalkers [/url]
[url=http://mcgeefamily.biz/members/renataevtjushkin.aspx]Barbie and the Magic of Pegasus 3-D [/url]
[url=http://feedbeast.com/forum/members/mutiolshanniko.aspx]Lion King 1½, The [/url]

Anônimo disse...

free online dating in canada [url=http://loveepicentre.com/]bbw dating service[/url] is dating bad http://loveepicentre.com/ plus size personals

Anônimo disse...

burn body fat diet [url=http://usadrugstoretoday.com/products/crestor.htm]crestor[/url] mineral supplements on the homestead http://usadrugstoretoday.com/products/propecia.htm free penis excersicse http://usadrugstoretoday.com/categories/miglioramento-femminile.htm
diet lose weight lose weight lose weight world tra [url=http://usadrugstoretoday.com/products/vermox.htm]vermox[/url] how much does it cost to buy calcium [url=http://usadrugstoretoday.com/products/vantin.htm]health food stores in orlando fl[/url]

Anônimo disse...

northwest medical center birth announcement [url=http://usadrugstoretoday.com/products/proscar.htm]proscar[/url] adenosine mibi cardiac stress test http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-diabetico.htm vitamin c drinks http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-acidez.htm
high school drug prevention [url=http://usadrugstoretoday.com/products/procardia.htm]procardia[/url] a plus medical center fla [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-diabetic.htm]erection during physical female doctor[/url]

Anônimo disse...

http://healthboard.in/diclofenac/vulture-and-diclofenac-piosoning
[url=http://healthboard.in/bodybuilding/michigan-bodybuilding-competition]research into drug abuse in jamaican schools[/url] blood pressure medicine drug coughing [url=http://healthboard.in/decadron/decadron-and-chronic-lung-disease]decadron and chronic lung disease[/url]
drug testing schedule http://healthboard.in/cyclophosphamide/nabholtz-docetaxel-doxorubicin-cyclophosphamide
[url=http://healthboard.in/clopidogrel/serious-clopidogrel-problems]which drug company makes cialis[/url] fight drug addiction com [url=http://healthboard.in/cymbalta/cymbalta-weight]cymbalta weight[/url]
drugs and alcohol in the workplace http://healthboard.in/budesonide/budesonide-flexhaler
[url=http://healthboard.in/cymbalta/side-effects-cymbalta]fluorided prescription drugs[/url] drug user crime statistics [url=http://healthboard.in/diclofenac/diclofenac-sodium-prostatitis]diclofenac sodium prostatitis[/url] condom for erectile dysfunction [url=http://healthboard.in/decadron/decadron-side-effects]decadron side effects[/url]

Anônimo disse...

http://meen.in/cleocin
[url=http://meen.in/clarinex/clarinex-5-mg-equivalent-brand]erectile synsfunction and thyroid[/url] high pharmacy [url=http://meen.in/celebrex/abuse-celebrex]abuse celebrex[/url]
drug testing laws ohio http://meen.in/casodex/dvd-casodex
[url=http://meen.in/erections/embarassing-erections-during-a-message]vermont drug price disclosure[/url] erectile dysfunction pills [url=http://meen.in/esomeprazole/compare-esomeprazole-with-lansoprazole]compare esomeprazole with lansoprazole[/url]
cialis levitra pharmacycom http://meen.in/famvir/famvir-500-mg
[url=http://meen.in/fenofibrate/fenofibrate-atorvastatin]high pharmacy[/url] morphology and levitra [url=http://meen.in/finasteride/finasteride-aus-deutschland]finasteride aus deutschland[/url] osage county drug task force [url=http://meen.in/claritin/economics-of-claritin]economics of claritin[/url]

Anônimo disse...

http://healthportalonline.in/cephalexin/cephalexin-result
[url=http://healthportalonline.in/cialis/how-is-cialis-used-to-treat-cardiac-problems-in-women]drugs in music[/url] women cialis chat [url=http://healthportalonline.in/celecoxib/celecoxib-selective-cox-2-inhibitor]celecoxib selective cox 2 inhibitor[/url]
registration key genarater for drug wars http://healthportalonline.in/calcium/calcium-pyrovate
[url=http://healthportalonline.in/cholesterol/high-cholesterol-treatment]what are anti sense drugs[/url] statin miracle drug [url=http://healthportalonline.in/celebrex/celebrex-celecoxib-michigan]celebrex celecoxib michigan[/url]
side effects of meridia drug http://healthportalonline.in/cialis/tadalafil-citrate-cialis
[url=http://healthportalonline.in/capecitabine/cheap-capecitabine]ron paul stance on drugs[/url] le drugstore [url=http://healthportalonline.in/calcium/calcium-pyrovate]calcium pyrovate[/url] date rape drug side effects swollen feet [url=http://healthportalonline.in/celexa/celexa-symptom-withdrawal]celexa symptom withdrawal[/url]

Anônimo disse...

cheap maternity clothes http://topcitystyle.com/ed-hardy-shorts-for-men-white-item2046.html marlboro classics woman clothes [url=http://topcitystyle.com/34-shorts-size25.html]adidas hemp shoes[/url] the designers guildzoffiry
http://topcitystyle.com/guess-unisex-beach-towel-yellow-green-item2088.html weddingclothes [url=http://topcitystyle.com/38-roberto-cavalli-size24.html]fashion nails[/url]

Anônimo disse...

dirty sexy xxx bitches http://xwe.in/hcg-oral/oral-chelation-allergic-rhinitis
[url=http://xwe.in/blowjob/office-blowjob]amateur free picture sex[/url] mature adult short fiction [url=http://xwe.in/blow/australian-girls-blow-jobs-sex]australian girls blow jobs sex[/url]
hentai naked http://xwe.in/shemales/glamor-shemales
[url=http://xwe.in/shemale/shemale-lesbians-cumshot]amateur dance contest[/url] adult novelties mcleansville nc [url=http://xwe.in/orgy/seven-wet-girl-orgy-video]seven wet girl orgy video[/url]
infamous double dildo janine http://xwe.in/nylon/clay-throwing-nylon-rib
[url=http://xwe.in/fetish/tongue-fetish-worship]adult male turkey[/url] erotske price porn [url=http://xwe.in/blowjob/interracial-blowjob]interracial blowjob[/url]
sexy naked ladie http://xwe.in/thongs/see-girls-in-thongs
[url=http://xwe.in/condom/testing-condoms]tantus large dildo selection[/url] adult yahoo group shannon tweed [url=http://xwe.in/handjob/beautiful-handjob]beautiful handjob[/url]

Anônimo disse...

chicco cortina travel system sahara http://xwg.in/expedia/do-i-have-a-contract-with-expedia how does electricity travel through a circuit
[url=http://xwg.in/cruises/greek-stellar-cruises]old travel trailers for sale[/url] parental travel consent international travel tennessee [url=http://xwg.in/cruises/alaskan-cruises-2008]alaskan cruises 2008[/url]
travel in darjeeling http://xwg.in/map/map-of-madeira-islands
[url=http://xwg.in/adventure/ktm-990-adventure-top-speed]jamacia travel sites[/url] texas travel nurse breech of contract cases [url=http://xwg.in/tours/queensland-tours]queensland tours[/url]
travel map bomdila http://xwg.in/airlines/american-airlines-business-class-flat-beds-2007 milwaukee wi travel times [url=http://xwg.in/vacation-packages/euro-disneyland-vacation-package]euro disneyland vacation package[/url]

Anônimo disse...

movie about everest disaster [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-live-free-or-die-hard-4/22424database/]Live Free Or Die Hard 4[/url] movie finds box world [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-mal-gesto/13571database/]Mal Gesto[/url]
free dvd movie copy [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-war-of-the-servers/3629database/]War Of The Servers[/url] aquamarine movie [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-the-brave-one/27915database/]The Brave One[/url]
cumonherface gallery movie [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-beowulf/14932database/]Beowulf[/url] free horror movie theme music [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-big-bubble-butt-brazilian-orgy-10/18848database/]Big Bubble Butt Brazilian Orgy 10[/url]
scary movie shemale [url=http://full-length-movies.com/dvd-quality-movie-------------------/10978database/]?????µ???°????????[/url] capture software single frame of movie [url=http://worldmovs.co.cc/full_version-hackers-3---conspiracion-en-la-red/24038database/]Hackers 3 - Conspiracion En La Red[/url]

Anônimo disse...

wrestling shoes http://luxefashion.us/dolce-amp-gabbana-underwear-brand2.html tween designers [url=http://luxefashion.us/napapijri-shirts-brand62.html]dyable shoes[/url] become a video game designer
http://luxefashion.us/women-bags-type3.html urine smell in clothes [url=http://luxefashion.us/purple-yellow-on-sale-color199.html]ecko shoes[/url]

Anônimo disse...

classic playing cards http://wqm.in/casino-playing-cards_round-playing-cards-collectable casinos in los angelas area
[url=http://wqm.in/keno_keno-rules-best-casino]john simonelli atlantic bingo[/url] gambling video clips [url=http://wqm.in/slots_powerful-profits-video-slots]powerful profits video slots[/url]
problem gambling and finances family http://wqm.in/keno_online-keno-casinos-online
[url=http://wqm.in/jackpot_lottery-jackpot]casinos ipa[/url] horse racing betting techniques [url=http://wqm.in/jackpot_swine-jackpot-shows]swine jackpot shows[/url]
signs of teen gambling http://wqm.in/blackjack_use-song-for-ringtone-blackjack-2 barona casino sandiego [url=http://wqm.in/slot_definition-isa-slot]definition isa slot[/url]

Anônimo disse...

movie the ruins [url=http://moviestrawberry.com/films/film_someone_like_you/]someone like you[/url] three little pigs books or movie http://moviestrawberry.com/films/film_ball_in_the_house/ the naked bothers band movie
fre teen porn movie thumbs [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_sum_of_all_fears/]the sum of all fears[/url] movie 4 free http://moviestrawberry.com/films/film_the_onion_field/ ebert movie reviews
big boob movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_butterfly_effect/]the butterfly effect[/url] alien aliens facehugger movie props
the movie lawrence of arabia [url=http://moviestrawberry.com/films/film_san_quentin/]san quentin[/url] fifty pills movie download http://moviestrawberry.com/hqmoviesbygenres/download-genre_thriller-movies/?page=37 free pussy movie
bdsm free movie samples [url=http://moviestrawberry.com/films/film_lac_des_morts_vivants_le/]lac des morts vivants le[/url] herbie tv movie http://moviestrawberry.com/films/film_grand_canyonscope/ bdsm movie trailers

Anônimo disse...

legally blonde movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_weakest_link/]the weakest link[/url] shawshank redemption movie clips http://moviestrawberry.com/films/film_the_endless_summer/ free britney sex movie
canadian tv dale the movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_sports_illustrated_swimsuit_70/]sports illustrated swimsuit 70[/url] evan allmighty movie http://moviestrawberry.com/films/film_hollywoodland/ movie freaks
new movie trailer releases [url=http://moviestrawberry.com/films/film_shark_attack/]shark attack[/url] brooke skye in the vip free movie
hd dvd movie reviews [url=http://moviestrawberry.com/films/film_throwing_stars/]throwing stars[/url] asian fisting movie trailers http://moviestrawberry.com/films/film_totally_baked_a_pot_u_mentary/ the movie battle of haditha 2007
male movie post [url=http://moviestrawberry.com/films/film_lava_storm/]lava storm[/url] scarecrow movie http://moviestrawberry.com/films/film_the_volunteer_worker/ eastern promises movie

Manno JB disse...

Ola brother, gostei das dicas q deu sobre fones de ouvido, e gostaria de receber informaçoes sempre que puder sobre produtos do tipo, como fones e marcas. Uso um MP4 Basico e um fone intra-auriculares e recentemente comprei 2 fones de baixo custo e fiquei surpreso com a qualidade comparado a outras marcas q ja testei e da mesma faixa de preço. MULTILAZER : 20 reais e ZAITEC 10 reais. Curto musica eletronica e no fone ficou legal, com qualidade tbm em volume alto. O q vc acha das marcas q comprei, MULTILASER e ZAITEC? Abraços.
Joao Bispo (mannojb@gmail.com)

Anônimo disse...

Olá, o headphone sony mdr-zx300 é uma boa opção?

Anônimo disse...

Yοur own аrtiсle offers established helρful to me pегsonally.

It’s quite useful anԁ you аre nаturаlly extremely knowledgеablе in this
areа. You have expoѕed my personal fасe to vаrious thoughts abοut thіs specific subϳect matter
with іntrіguing and sound cοntent.


my site buy viagra online