BlogBlogs.Com.Br

Série Band of Brothers

5 de janeiro de 2009


Olá nerds desafortunados!

Sempre adorei guerras. Não o período ou a guerra em si, mas a história por trás.
Há algum tempo fui em uma livraria e vi o Band of Brothers, um seriado sobre a Segunda Guerra Mundial. Já tinha ouvi falar e comprei.
BoB não é só um seriadinho de guerra e morte. É um retratação histórica precisa sobre o que aconteceu de 1942 a 45. A única coisa que você precisa é de 2 episódios para entender como funciona.

Antes de começar a falar do enredo vou soltar alguns dados
* Band of Brothers custou mais de 125 milhões de doletas para ser produzido. Consequentemente, é o seriadinho mais caro já feito.
* Foi vencedor do Globo de ouro e ganhou 6 emmys como melhor série.

Pronto, agora posso começar =)

Como é a série?
Tudo começou com o ator Tom Hanks, que tinha acabado de fazer o "Resgate do Soldado Ryan" e estava sabendo tanto de guerra quanto o papa de catolicismo. Após passar por dezenas de treinamentos e ouvir depoimentos sobre a guerra dos veteranos, o tio Tom decidiu fazer um seriado sobre a história da segunda guerra a partir de um batalhão. No seriado todo você só sabe o que o pessoal do batalhão sabe, e só vê o que o batalhão vê.

E com a união de Tom Hanks, Steven Spielberg e o famoso escritor e especialista em guerras Stephen Ambrose surge o Band of Brothers

Enredo
Band of Brothers foca do início ao fim em um dos regimentos chave para a vitória dos Eua na Europa, a Companhia Easy de paraquedistas. A série é dividida em 10 episódios de pouco mais de uma hora e vai desde o treinamento dos soldados após o Pearl Harbour até a ocupação de Berlim.
A história é maravilhosa. Antes de cada episódio são mostrados depoimentos com os veteranos onde cada um corresponde a um personagem na série. Porém fica ao telespectador descobrir, os nomes dos velhinhos só são revelados no último episódio.
Além disso no fim de cada capítulo há uma mensagem com dados sobre o acontecido. Algo como uma trivia.

Sem comentários. É lindo, é triste, dramático e faz você agradecer por não viver num época dessas ou passar pelo que esses homens passaram.
É uma história de amizade, companheirismo, luta de prender a respiração e com o principal: uma veracidade acima do normal.
Armas, equipamentos, veículos, figurinos e lugares... tudo perfeito. Sem contar os efeitos especiais...
A trilha sonora feita pela playtone também é incomparável... é o que faz você ver a guerra não como uma matança divertido à la rambo, mas como uma coisa ruim e triste.

Enfim...
Band of Brothers não é só um filme pra aprender história.. é uma lição de vida...
Se você não gosta de um livro sobre o assunto ou quer aprender mais, assista! É indispensável eu posso apostar minha coleção de gibis dos cavaleiros do zodíaco que após o primeiro episódio você vai ficar igual a um louco na Wikipédia lendo sobre a Guerra.

Você pode adquirir os dvds em qualquer livraria ou loja de departamentos. Eu comprei na Saraiva e está na faixa dos 50 a 60 reais. Você pode baixar também mas irá ficar sem os extras que são ótimos.
Recomendo também ver "O resgate do Soldado Ryan" antes ou depois... a experiência vai ficar perfeita pois você tem o ponto de vista dos paraquedistas no BoB e da marinha na praia de Omaha no filme.
; )

3 comentários:

duda lima disse...

vooou ver *-*

84.gu disse...

BoB é simplesmente fantástico. Assisti os 10 episódios quase sem parar porque a vontade de saber o que aconteceria com a Companhia Easy era grande.

E o tenente Winters é foda. O plano de ataque dele no 3o episódio (eu acho) é impressionante.

teste disse...

exatamenteee! até que no fim eles falam que "esse plano é ensinado até hoje" como exemplo de tática numa escola militar lá... o cara é inteligente né.. fazer o que!